Diretório Acadêmico

por Portal IERI
Publicado: 08/10/2019 - 00:00
Última modificação: 19/06/2020 - 10:51

Diretório Acadêmico, popularmente DA, é uma entidade estudantil que representa os estudantes de um curso de nível superior, aceitando o desafio de planejar e concretizar ações que atendam suas demandas de modo a perpetuar informação e representar espaços de direito.

Na Universidade Federal de Uberlândia, o Diretório Acadêmico de Relações Internacionais (DARI) representa todos os estudantes da graduação e pós graduação em Relações Internacionais junto à instituição. Atualmente, ele é composto por 33 membros ativos de diversas turmas. Suas funções são diversas, principalmente no que diz respeito à organização de atividades acadêmicas extra-curriculares como debates, discussões, palestras, semanas temáticas, recepção de calouros e realização de projetos de extensão; encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes; mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre estudantes e a faculdade; realização de atividades culturais como feiras de livros, festivais diversos, entre outros.

Gestão Mietta Santiago (2019)

Mietta Santiago representa milhões de mulheres que, até muito recentemente, tinham seus direitos políticos e humanos retirados e foram amordaçadas pelos desejos do patriarcado. Em 1928, notou que a proibição ao voto feminino contrariava o artigo 70 da Constituição Brasileira de 1891. Diante disso, foi a primeira a conseguir uma sentença que a permitiu exercer plenamente seus direitos políticos, de votar e ser votada, e lutou para que o cenário, a longo prazo, fosse um pouco menos excludente para um grupo que tinha ideais, demandas e força para lutar. Em Minas Gerais, fundou a Liga de Eleitoras Mineiras, e seu pioneirismo inspirou poetas como Carlos Drummond de Andrade. Mietta, mulher guerreira, apesar de não ter sido eleita deputada federal, foi responsável por abrir espaço para diversas mudanças estruturais que vieram em seguida, dando brecha para a candidatura do que seria a primeira mulher a ser eleita para uma mandato político no Brasil. Nesse sentido, nossa chapa traz a força do nome de Mietta como uma forma de ter sempre em mente que o caminho é muito longo, e a luta não pode parar.

Transparência. Respeito. Tolerância. Representatividade. Fazer a diferença. Ser acessível. Transformar… São esses os principais pilares que buscamos e nos comprometemos a proporcionar com esse ano de gestão. É fundamental que o Diretório Acadêmico seja forte e atuante, capaz de ouvir os estudantes e de representá-los ativamente. Logo, é com esse intuito que a nova gestão Mietta Santiago pretende dar continuidade aos trabalhos anteriores, com o desafio de inovar, dar voz às minorias, promover novas oportunidades, pensar e repensar formas de irmos além. 2019 é tempo de revolução, debates, ideias, perspectivas e sonhos cada vez maiores.

Gestões Anteriores

• Dandara (2018)