Trabalho de Conclusão de Curso

Última modificação: 05/09/2022 - 16:05
Público-alvo:
Assunto:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em um componente curricular obrigatório a ser realizado na forma de Monografia, sob orientação docente, envolvendo temas de abrangência da área de Relações Internacionais.

Requisitos:

Para se matricular em Monografia II, o aluno deverá ter obtido aprovação do Projeto de Monografia correspondente, em Monografia I.

Orientações:

Matrícula em Monografia 2:

- O aluno interessado em se matricular na disciplina de Monografia II deverá primeiramente entrar em contato com o professor orientador solicitando a autorização para a matrícula na respectiva turma sob sua orientação.

- A matrícula deverá ser solicitada no portal do aluno, no período estipulado no calendário acadêmico da UFU.  Os alunos cujos orientadores são de outras Unidades (outros Institutos) da UFU, deverão se matricular na turma Coordenação.

Etapas para Defesa de Monografia 2:

- A escolha da banca é de responsabilidade do aluno e do orientador.

- O aluno e o professor orientador, após consulta aos membros da banca, irão preencher e assinar o Formulário de Agendamento (anexo) e enviar à secretaria por e-mail (cocri@ie.ufu.br), em formato docx (word) na data estipulada pelo colegiado.

- A Secretaria fará o agendamento.

- No dia da defesa, o professor orientador e os demais membros da banca preencherão e assinarão a ata de defesa de TCC. Caso algum membro seja externo à UFU, este deverá fazer o cadastro como usuário externo na plataforma SEI (tutorial abaixo).

- O aluno deverá submeter seu trabalho no Repositório da UFU (Tutorial Cadastro e Auto Arquivamento / Instruções discentes - Repositório, ambos em anexo).

- Os Professores orientadores deverão validar o trabalho de seus orientandos no Repositório da UFU (Instruções Orientadores - Repositório, em anexo).

Repositório Institucional UFU

Conforme PORTARIA/PROGRAD Nº008 de 19 de maio de 2017, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC),  deverão ser disponibilizados no Repositório Institucional da UFU (RI UFU)

- Para submissão no Repositório <https://repositorio.ufu.br/?locale=pt_BR o discente deverá se cadastrar no ambiente virtual do RI UFU e, com o auxílio do orientador, preencher os metadados de identificação e carregar o arquivo do TCC em PDF/A e/ou outras extensões, conforme orientações. http://repositorio.ufu.br/static/sobre/tutoriais/