Trabalho de Conclusão de Curso

Última modificação: 14/07/2020 - 17:14
Público-alvo:
Assunto:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em um componente curricular obrigatório a ser realizado na forma de Monografia, ou seja, trabalho de pesquisa individual, sob orientação docente, envolvendo temas de abrangência da área de Relações Internacionais, em consonância com os conteúdos estudados no Curso de Graduação - Bacharelado em Relações Internacionais

Para se matricular em Monografia II, o aluno do Curso de Graduação – Bacharelado em Relações Internacionais deverá ter obtido aprovação do Projeto de Monografia correspondente, em Monografia I. O não cumprimento do disposto neste artigo implica no cancelamento automático da matrícula na respectiva disciplina.

A Banca Examinadora avaliará a Monografia, levando em consideração o texto escrito, a exposição oral e a defesa argumentativa, e aprovará ou reprovará o aluno, não havendo aprovação condicional. A Monografia receberá nota de 01 (um) a 100(cem), sendo necessária a obtenção de nota mínima igual a 60(sessenta) para a aprovação.

Requisitos:

Ter sido aprovado em Monografia 1.

Orientações:

Matrícula em Monografia 2:

- O aluno interessado em se matricular na disciplina de Monografia, deverá primeiramente entrar em contato com o professor orientador, solicitando a autorização para a matrícula na respectiva turma sob sua orientação.

- Para se matricular nas disciplinas de Monografia, o discente deverá solicitar a matrícula online ( no período estipulado no calendário acadêmico da UFU ), no entanto, a matrícula só será validada/processada quando o professor orientador enviar e-mail para a Secretaria/Coordenação do curso, autorizando a orientação.

Etapas para Defesa de Monografia 2:

- A escolha da banca é de responsabilidade do aluno e do orientador. Assim, para ser feita a defesa, todos os membros da banca já devem ter aceito o convite e devem também possuir disponibilidade na data e na hora escolhidos pelo aluno.

- O aluno e o professor orientador, após consulta aos membros da banca, irão preencher e assinar o Formulário de Agendamento (anexo).

- O aluno apresentará na Secretaria (com antecedência de alguns dias) este formulário assinado pelo orientador, com data e horário de defesa já escolhidos.

- A Secretaria agendará uma sala para a defesa na presença do aluno.

- No dia da defesa, o professor orientador e os demais membros da banca preencherão e assinarão a ata de defesa de TCC na plataforma SEI - UFU, para tanto, todos precisam ter acesso ao SEI, se algum membro da banca for externo à UFU, deverá fazer o cadastro como membro externo na plataforma SEI (tutorial abaixo), lembramos que esse processo demora alguns dias, não recomendamos que a defesa seja agendada sem que o acesso como membro externo tenha sido concluído. Se os docentes forem todos da UFU, não haverá problema quanto a isso. (Orientações Gerais - Ata de Defesa de TCC, em anexo).

- Após a defesa, os membros da banca assinarão a ata e o aluno fará todas as correções sugeridas pela banca.

- Após as correções, o aluno apresentará na Secretaria o Formulário de Entrega de Versão Definitiva (assinado pelo Professor Orientador).

- O aluno deverá submeter seu trabalho no Repositório da UFU (Tutorial Cadastro e Auto Arquivamento / Instruções discentes - Repositório, ambos em anexo).

- Os Professores orientadores deverão validar o trabalho de seus orientandos no Repositório da UFU (Instruções Orientadores - Repositório, em anexo)

- Ao final do processo, a Secretaria tramitará o processo eletrônico SEI para o Setor de Registro da UFU.

Repositório Institucional UFU

Conforme PORTARIA/PROGRAD Nº008 de 19 de maio de 2017, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), produzidos no âmbito dos cursos de graduação presenciais ou a distância da UFU, a partir de 2017, deverão ser disponibilizados no Repositório Institucional da Universidade Federal de Uberlândia (RI UFU)

- Para submissão no Repositório <https://repositorio.ufu.br/?locale=pt_BR o discente deverá se cadastrar no ambiente virtual do RI UFU e, com o auxílio do orientador, preencher os metadados de identificação e carregar o arquivo do TCC em PDF/A e/ou outras extensões, conforme orientações. http://repositorio.ufu.br/static/sobre/tutoriais/

- O responsável pela validação dos dados de identificação do documento e do arquivo com conteúdo, será o Professor orientador.