PET

por Portal IERI
Publicado: 08/10/2019 - 00:00
Última modificação: 12/03/2024 - 08:43

O Programa Especial de Treinamento - PET, criado em 1979, esteve, durante 20 anos, sob o acompanhamento e avaliação da Capes. A partir do ano 2000, o programa passou a ser vinculado à Secretaria de Educação Superior - SESu/MEC, ficando a sua gestão sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior - DEPEM. Em 2004 o PET passou a ser identificado como Programa de Educação Tutorial.

O PET é integrado por grupos tutoriais de aprendizagem. O Programa busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Neste sentido, espera-se proporcionar uma melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.

As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.

O PET Economia foi fundado em 1991 com a tutoria de ​Jorge Luiz Alves Natal. O Programa de Educação Tutorial do Curso de Economia da UFU procura, através de seu grupo tutorial, composto geralmente de 12 membros e um tutor, desenvolver atividades com níveis de excelência capazes de favorecer a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos da UFU e contribuir para o desenvolvimento da comunidade em que está inserido.

Pautado por sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais, busca não apenas formar estes alunos. O Programa visa a formação de um bolsista-cidadão comprometido com o conhecimento crítico (não apenas de um estudioso que reproduza discursos acadêmicos dados), mas que efetivamente contribua para o avanço do curso e da sociedade.

Reflexões e discussões são realizadas em um clima de informalidade e cooperação, possibilitando a efetiva contribuição de um profissional crítico e atuante, acostumado ao aprender.

Nas diversas atividades do PET-Economia tem-se logrado a indispensável articulação ensino-pesquisa-extensão e avançado na formação ampla do bolsista, na interdisciplinaridade, diversificação e irradiação.multiplicação (para o conjunto do corpo discente) das atividades dos bolsistas.

+55 34 3230-9570
Endereço: