Curso de Graduação em Ciências Econômicas

Publicado: 08/10/2019 - 00:00
Última modificação: 06/07/2021 - 14:30
Sobre o curso:

O curso de Bacharelado em Ciências Econômicas do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia está amparado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para Cursos de Graduação em Ciências Econômicas, instituídas pela Resolução nº 4 de 13 de julho de 2007, do Ministério da Educação.

Em consonância com as DCNs, o curso visa a   “sólida formação geral e com domínio técnico dos estudos relacionados com a formação teórico-quantitativa e teórico prática, peculiares ao curso, além da visão histórica do pensamento econômico aplicado à realidade brasileira e ao contexto mundial”.

Além de atender em seu conjunto os conteúdos que nas DCNs constam como obrigatórios, o curso de Ciências Econômicas oferece ainda a possibilidade de o estudante cumprir componentes e conteúdos curriculares de sua escolha (disciplinas optativas e atividades acadêmicas complementares), com o que se confere certo grau de liberdade para integralizar a sua formação.

A estrutura curricular do Curso, por seu turno, mantém o compromisso com a permanente busca de uma formação de qualidade, revestida de solidez teórica, histórica e instrumental na área específica de conhecimento, referenciada também na realidade local, regional e nacional, sem desconsiderar a realidade mundial. A carga horária do curso é de 3.270 horas distribuídas entre disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas e atividades complementares.  A monografia consiste em componente obrigatório para integralização do curso.

Perfil profissional:

O estudante do curso de graduação do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Uberlândia tem uma formação que permite ao profissional acompanhar e vislumbrar tendências e transformações na economia, extraindo suas possíveis implicações para os interesses de governos, empresas e entidades diversas da sociedade civil. Um profissional que deverá ser capaz de compreender os fenômenos econômicos em sua natureza e em suas relações, atuando na orientação e planejamento das ações de agentes públicos e privados, visando o desenvolvimento das atividades econômicas e o encaminhamento de soluções que minimizem os conflitos entre os interesses individuais e sociais.

São oferecidas 80 vagas anualmente, sendo 40 para cada semestre letivo.

O processo de seleção para o primeiro semestre é realizado através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e as vagas são preenchidas por candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Para o segundo semestre, o processo de seleção se dá através do Vestibular da Universidade Federal de Uberlândia.

Para os dois semestres há possibilidades de ingresso através de transferência e portador de diplomas, desde que haja vagas ociosas e obedecendo as regras determinadas nos editais divulgados pela Universidade Federal de Uberlândia.

Habilitação:
Bacharelado
Regime acadêmico:
Semestral
Turno de oferta:
Integral
Duração:
4 anos - 8 semestres letivos
Número de vagas oferecidas:
80 vagas anuais (40 no 1º semestre e 40 no 2º semestre)
Resultado das avaliações do MEC:
Coordenador(a): Marcelo Sartorio Loural