Exportações da RGInt de Uberaba exibiu aumento de 14,18% no primeiro semestre de 2023

Publicado: 25/09/2023 - 09:17
Última modificação: 18/10/2023 - 16:46

No Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Uberaba (RGInt) do 1º semestre de 2023 (1ºS de 2023) é visto que as exportações da Região, nos meses de janeiro a junho (US$ 1,75 bilhão ou R$ 8,88 bilhões  ), foram 14,18% superiores (em dólares) às exportações no 1ºS de 2022 e o maior valor da série história (desde 1997), correspondendo a 19,65% do PIB anual da RGInt. Para as quantidades exportadas (1,20 milhão de toneladas), estas foram 20,83% superiores às negociadas no primeiro semestre de 2022.

Gráfico 1 – Exportações da Região Intermediária de Uberaba (Valor em US$ milhões e Quantidade em mil toneladas) – 1ºS dos anos de 2012 a 2023

Fonte: BRASIL. SECEX/MDIC. Elaboração: CEPES/IERI/UFU.

Pelo Índice calculado, que trata dos preços, quantidades e do valor exportado, ponderado pela relevância/participação de cada um dos principais produtos exportados, o aumento do valor das vendas externas da RGInt, no primeiro semestre de 2023, deu-se principalmente pela elevação das quantidades (9,08%), mas também pela elevação dos preços (6,24%).

Dos vinte e nove municípios que compõem a Região, Araxá concentrou parte considerável do valor total no período (US$ 1,15 bilhão e 65,71% do total), apresentou o maior valor em relação ao PIB (88,41%) e foi o principal vetor de expansão das vendas para o exterior (impacto de 6,34 p.p. sobre o valor total exportado).

Dos 177 produtos exportados pela Região no 1ºS de 2023, Ferro-Ligas (US$ 1,02 bilhão) e Açúcar (US$ 439,91 milhões) foram os principais produtos vendidos, concentrando 58,22% e 25,09%, respectivamente, do valor exportado no período. No mesmo sentido, foram esses produtos os principais destaques, sendo, primeiro, o aumento das vendas de Açúcar (impacto de 12,53 p.p.), e, em segundo, Ferro-Ligas (impacto de 5,63 p.p). A expansão das vendas desses produtos também ocorreu em volume, juntamente com o aumento dos seus preços médios.

Dentre os principais resultados para os produtos exportados por município, no 1ºS de 2023, destacam-se o aumento das vendas de Ferro-Ligas por Araxá (impacto de 5,63 p.p.) e de Açúcar por vários municípios, como, principalmente, Conceição das Alagoas, Pirajuba e Limeira do Oeste.

Dentre os 83 diferentes países de destino das exportações da RGInt no 1ºS de 2023, a China foi a maior compradora da Região, adquirindo produtos no valor total de US$ 617,35 milhões (35,21% das exportações totais), e, também, foi um dos principais vetores de expansão do valor exportado da RGInt nesse período (impacto de 5,40 p.p.), juntamente com a Arábia Saudita (impacto de 5,41 p.p.).

Ao observar a relação entre produto e destino/país, para os produtos que mais impactaram as exportações da RGInt, vê-se que o aumento das vendas de Ferro-Ligas ocorreu, principalmente, para a China (impacto de 7,33 p.p.), enquanto o aumento das vendas de Açúcar adveio, especialmente, da Arábia Saudita (impacto de 5,39 p.p.).

Por Fator Agregado, os produtos classificados como Produtos Semimanufaturados foram os principais exportados pela Intermediária de Uberaba (58,22%). Pela Classificação Internacional Padrão por Atividade Econômica (SIIT), vê-se que a maior parte, 65,78% do valor total, é da Indústria de Transformação de Média-Baixa Tecnologia.

Os dados sobre importações e mais informações podem ser encontradas no Boletim completo, disponível aqui!

Henrique Ferreira de Souza

Doutor em Economia e Economista/Pesquisador do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (CEPES)
Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Email para contato: comunica@cepes.ufu.br

Política de uso: A reprodução de textos, indicadores, dados e outros conteúdos publicados pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (CEPES/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e/ou o CEPES/UFU.