Serviço

Dispensa / Equivalência de Disciplinas

por Secretaria do curso de Relações Internacionais
Publicado: 06/04/2020 - 15:51
Última modificação: 01/10/2020 - 14:48
Público-alvo: 
Assunto: 

RESOLUÇÃO No 15/2011, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO

CAPÍTULO VI: DA DISPENSA DE COMPONENTES CURRICULARES

- A Dispensa de componentes curriculares segue o que determina as Normas de Graduação da UFU (Resolução Nº 15/2011)

- Se caracteriza por ser o reconhecimento do valor formativo equivalente a componentes curriculares obrigatórios, optativos ou facultativos dos currículos da UFU, cursados com aproveitamento de forma regular ou isolada em IES autorizada pelo MEC.

- O reconhecimento a que se refere o caput implicará a atribuição de equivalência de carga horária e de conteúdo correspondentes a componentes curriculares dos currículos de cursos da UFU.
- A dispensa de componentes curriculares será feita após cotejamento de carga horária e de programas cumpridos pelo requerente com as exigências do currículo do curso da UFU, devendo haver coincidência de, pelo menos, 80% de carga horária e conteúdo.

- No cotejamento, se ficar constatado que o programa e a carga horária cumpridos são inferiores a 80% do exigido, negar-se-á a equivalência.
-  Somente será concedida dispensa de componente curricular cursado em período que anteceder o início dos estudos do discente na UFU.
-  A dispensa de componentes curriculares não implica a dispensa dos componentes curriculares que são pré-requisitos daqueles para os quais se concedeu dispensa.

-  Caberá ao Coordenador de curso a decisão final sobre o aproveitamento de conteúdo e carga horária dos componentes curriculares cumpridos, visando as suas dispensas.

 

Requisitos: 

- Ter sido aprovado na disciplina para a qual se pretende solicitar a dispensa, desde que haja coincidência de, no mínimo, 80% de carga horária e conteúdo.

 

 

Orientações: 

Orientações para Solicitação de Dispensa de Disciplina:

- Preencher o requerimento de dispensa de disciplina no portal do aluno (online), na data estipulada pelo calendário acadêmico da UFU.

- Anexar os seguintes documentos digializados: Histórico Escolar Original e Ementas de todas as Disciplinas para as quais se pretende solicitar a dispensa (ambos assinados pela Coordenação/Secretaria do curso de origem).

- Terminado o processo de dispensa, a Coordenação convocará o interessado para tomar ciência do despacho.

 

Orientações para Solicitação de Equivalência de Disciplina:

- Preencher o requerimento de equivalência de disciplina no portal do aluno (online).

- Documentos a serem anexados: Histórico Escolar e Ementas das disciplinas.

- Terminada a análise, a Coordenação entrará em contato com o aluno para ciência do despacho.