Núcleo

por Douglas
Publicado: 08/04/2024 - 16:11
Última modificação: 08/04/2024 - 16:13

O Núcleo de Gênero, Raça e Diferença na Política Internacional (NUGRAD) tem como missão atuar nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão, promovendo uma abordagem interdisciplinar e crítica sobre as dinâmicas de poder na esfera global, com especial ênfase nas interações entre gênero, raça e outros marcadores de diferença.

Alinhado com perspectivas feministas, estudos de raça, teorias pós-coloniais e outras correntes contemporâneas, o NUGRAD se propõe a promover a inclusão de vozes marginalizadas nos debates internacionais, fomentar políticas de igualdade e ações afirmativas em organizações internacionais e realizar análises críticas das estruturas de poder global sob a ótica da interseccionalidade. Além disso, o núcleo colabora no desenvolvimento de estratégias para reduzir as disparidades internacionais relacionadas aos direitos das mulheres, meninas e populações LGBTQIA+.

Ao mesmo tempo, o NUGRAD reconhece a importância do perfil interinstitucional para o seu alcance e impacto. Por meio de parcerias estratégicas com outras pesquisadoras e instituições, o núcleo busca ampliar sua rede de colaboração e fortalecer suas atividades. Essas parcerias são fundamentais para promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências, bem como para enriquecer as discussões sobre questões de gênero, raça e diversidade na política internacional.

O NUGRAD tem o potencial de fortalecer o diálogo e a cooperação em diversos níveis: (i) dentro da própria instituição, entre acadêmicos da UFU interessados em questões de gênero, raça e diversidade; (ii) entre instituições, promovendo intercâmbio entre pesquisadores da UFU e de outras instituições que compartilham interesses similares; e (iii) entre a universidade e a sociedade, ao promover discussões relevantes sobre desafios globais atuais.

Visite o nosso Instagram: @nugrad.ufu

Coordenação:

Lara Martim Rodrigues Selis (laraselis@ufu.br)
Débora Figueiredo Mendonça do Prado (deboraprado@ufu.br)