Núcleo

por Instituto de Economia e Relações Internacionais
Publicado: 22/04/2020 - 16:27
Última modificação: 15/06/2022 - 09:20

No segundo semestre de 1996, tendo como base os trabalhos individuais de pesquisa e a formação acadêmica, um grupo de professores do antigo Departamento de Economia (DEECO) e economistas do Centro de Documentação, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (CEPES), iniciou as discussões acerca da importância e viabilidade de estruturação de um núcleo de estudos e pesquisas, centrado na temática urbana e regional. Individualmente, cada membro já havia desenvolvido ou estava desenvolvendo um trabalho de pesquisa relacionado à temática, bem como o próprio Departamento de Economia já apresentava um histórico de enfrentamento das questões regionais, o que já vinha contribuindo, desde o início dos anos 80, tanto para fomentar a formação de pesquisadores, quanto para repensar a realidade regional mais imediata. Com a proposta de solidificar e avançar este campo de pesquisas, foi criado o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Urbano (NEDRU), no segundo semestre de 1996. Atualmente, quase dez anos depois, integrado na estrutura do Instituto de Economia, o NEDRU segue uma trajetória de atuação nessa área temática.

Objetivos Fundamentais

O objetivo geral do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Urbano (NEDRU), é regionais e urbanas, tendo por eixo conceitual as respectivas inserções destas realidades histórico-econômicas no contexto mais geral da economia nacional e do espaço econômico globalizado. Tais pesquisas e estudos atenderão às seguintes finalidades:

1. Contribuir para o estudo e a compreensão das realidades regionais brasileiras, em geral, e do Triângulo, em particular;

2. Dar suporte aos Cursos de Graduação em Ciências Econômicas e de Pós-Graduação em Economia (Mestrado e Doutorado), contribuindo para o desenvolvimento do ambiente acadêmico e de pesquisas;

3. Incentivar e apoiar a participação dos membros em seminários e encontros temáticos;

4. Fornecer elementos para o planejamento regional e urbano e para políticas de investimento, com destaque para as políticas sociais, de infra-estrutura, fiscais e creditícias;

5. Apoiar uma integração multidisciplinar em torno do tema do desenvolvimento regional e urbano, participando de atividades conjuntas com outros núcleos de áreas afins, tanto no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia, quanto de outros grupos de pesquisa relacionados com a dinâmica espacial da economia e da urbanização.

Linhas de Pesquisa

1. Concentração e Desconcentração regional da atividade econômica
2. Concentração regional das atividades produtivas e tecnológicas no Brasil
3. Economia Brasileira e dinâmica econômica regional