Serviço

Matrícula

por Secretaria do curso de Relações Internacionais
Publicado: 03/04/2020 - 15:04
Última modificação: 22/06/2020 - 15:49
Público-alvo: 
Assunto: 

Os alunos que ingressam na Universidade Federal de Uberlândia já são automaticamente matriculados nas disciplinas do 1º período do curso. A partir do segundo período, a responsabilidade pela matrícula (renovação de matrícula) é do próprio estudante, e deverá ser feita através do portal do aluno, nas datas establecidas pelo calendário acadêmico da UFU.

De acordo com as Normas de Graduação, Art.115 parágrafo 1º:“A Solicitação de renovação de matrícula é OBRIGATÓRIA, sendo de INTEIRA RESPONSABILIDADE DO DISCENTE “, e deverá ser feita em no mínimo dois componentes curriculares.

A não renovação da matrícula nos prazos previstos no Calendário Acadêmico será automaticamente transformada em Trancamento Geral.

Requisitos: 

Possuir vínculo e estar cursando do 2° Período em diante.

Orientações: 

  INSTRUÇÕES PARA A MATRÍCULA – Curso de Relações Internacionais:

 – A Renovação e o Ajuste de matrícula deverão ser feitos pelo portal do aluno (online), na data estipulada no calendário acadêmico.

  - Matrícula Extemporânea: O aluno que perder a matrícula terá que solicitar a Matrícula Extemporânea no Portal do Aluno ou no Setor de Atendimento ao Aluno, em data estipulada no calendário acadêmico, neste caso, o aluno PERDE todas as prioridades de matrícula.

- A matrícula na disciplina de Monografia 2 deverá ser feita somente após conversa e aceite do orientador. Orientamos não se matricular na turma sem o prévio aceite do orientador. Alunos cujos orientadores serão de outras Institutos (ouras Unidades) deverão se matricular na turma Coordenação.

 - Solicitação de matrícula em disciplina de OUTRO CURSO: É feita no Portal do Aluno, na data estipulada no calendário acadêmico. Encerrado o prazo, o sistema ficará indisponível e não será mais permitida essa solicitação. Fiquem atentos às datas, isso é de inteira responsabilidade do aluno !!

Os alunos só conseguirão a matrícula se houver vagas disponíveis no curso que oferta a disciplina, portanto, deverão fazer seu planejamento levando em conta a possibilidade de indeferimento do pedido por falta de vagas. No caso de haver vagas, o coordenador do curso da oferta fará o primeiro deferimento, e a coordenação de Relações Interncionais, o segundo deferimento. Se houver choque de horário na disciplina de outro curso, ela será automaticamente indeferida pelo sistema.

OBS.: Ao solicitarem matrícula em disciplinas de outro curso, não esqueçam de verificar se são equivalentes às do curso de Relações Internacionais, Disciplinas cursadas em OUTRO CURSO que NÃO TIVEREM EQUIVALÊNCIA, contarão apenas como DISCIPLINA FACULTATIVA, SEM CARGA HORÁRIA NO HISTÓRICO.

 - Não se esqueçam que de acordo com as Normas de Graduação, Art.115 parágrafo 1º:“A Solicitação de renovação de matrícula é OBRIGATÓRIA, sendo de INTEIRA RESPONSABILIDADE DO DISCENTE “.