Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE) - Matrícula

Última modificação: 13/11/2020 - 16:31
Público-alvo:
Assunto:

GRI042 - Politica Externa Brasileira IIGRI042 - Politica Externa Brasileira IIATIVIDADES ACADÊMICAS REMOTAS EMERGENCIAIS - Matrícula:

1) Informações Importantes das AARE aos discentes:

- A Resolução Nº 7/2020, do Conselho de Graduação Dispõe sobre a instituição, autorização e recomendação de  Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, em caráter excepcional e facultativo, em razão da epidemia da COVID-19, no âmbito do ensino da Graduação na Universidade Federal de Uberlândia.

- A adesão dos discentes às AARE é voluntária.

-A  carga horária máxima permitida em disciplinas matriculadas não poderá ser superior a 34 horas semanais (mas poderá ser inferior).

- Não caberá Trancamento Parcial nem Trancamento Geral nos períodos letivos especiais.

-  As disciplinas cursadas com aprovação nas AARE serão computadas para a integralização curricular.

- Em caso de Reprovação constará no histórico do discente a expressão “Sem aproveitamento"  de modo que o insucesso não gere prejuízos ao CRA.

- As AARE serão compostas obrigatoriamente por atividades síncronas (alunos e professores simultaneamente em horários definidos no Plano de Ensino) e atividades assíncronas (aquelas que serão realizadas em horários livres ).

Todo o material produzido e divulgado pelo docente, como vídeos, textos, arquivos de voz, etc., está protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998), pela qual fica vetado o uso indevido e a reprodução não autorizada de material autoral  por terceiros.

- O horário das disciplinas (atividades síncronas) ofertadas nas AARE será o mesmo horário do semestre 2020/1, com exceção da disciplina GRI 030 Relações Econômicas Internacionais II, que será ofertada no curso de Economia. Pedimos aos alunos que verifiquem nos Planos de Ensino os horários desta e das outras disciplinas.

Disciplinas Ofertadas no 2º Ciclo das AARE:

Período do Curso Componente Curricular
GRI001 - Introdução ao Estudo das Relações Internacionais
GRI005 - Ciência Política
GRI007 - Teoria das Relações Internacionais I
GRI010 - Direito Internacional Público
GRI017 - História Ecônomica e Social do Brasil
GRI022 - Relações Econômicas Internacionais I
GRI025 - Laboratório Pesquisas em Relações Internacionais I
GRI027 - Comércio Exterior
GRI028 - Estratégias Empresariais Internacionais
GRI030 - Relações Econômicas Internacionais II (Ofertada curso de Economia)
GRI035 - Instituições Econômicas e Políticas Internacionais
GRI036 - Política Externa I
GRI040 - Segunda Língua Estrangeira Moderna I: Opção Língua Francesa - Leitura Instrumental
GRI041 - Desenvolvimento Sócio-Econômico
GRI042 - Política Externa Brasileira II
GRI 044 - Segunda Língua Estrangeira Moderna II: Opção Língua Espanhola - Civilização e Cultura Espanhola
GRI047 - Monografia I
GRI048 - Geopolítica, Segurança e Diplomacia
GRI049 - Integração e Blocos Econômicos Internacionais
GRI050 - Economia Política Internacional
GRI 051 - Monografia II
Optativa GRI060 - Estado e Economia
Optativa GRI070 - Tópicos em Política Internacional

Orientações:

- Renovação de Matrícula deverá ser feita no portal do aluno nos dias 15/10 e 16/10

O Ajuste de Matrícula deverá ser feito no portal do aluno nos dias 18/10 e 19/10.

As aulas terão início no dia 22/10/20 e término no dia 23/12/20.

- Em virtude das aulas remotas que ocorrerão nas plataformas estabelecidas pela Universidade, solicitamos a todos os alunos que mantenham seu e-mail institucional ativo, já que o login nestas plataformas será feito através deste e-mail.

-Lembramos que, segundo normas de matrícula do Curso de Relações Internacionais, o aluno deverá respeitar os blocos de disciplinas, não sendo possível “puxar” matérias dos períodos seguintes. Casos excepcionais serão avaliados no período de ajuste de matrícula.

- Antes de solicitar a matrícula, o aluno deverá analisar os Planos de Ensino dos componentes curriculares nos quais pretende se matricular, observando: horário de aula, métodos de avaliação, metodologia de ensino, plataformas utilizadas, pré-requisitos, datas das atividades, etc, a fim de  verificar a possibilidade e a compatibilidade de cursar estes componentes no formato remoto.

- A matrícula deve ser feita prioritariamente em disciplinas em que o estudante obteve reprovação, quando for o caso de existir reprovação na trajetória acadêmica.

- Os estudantes que estão voltando de mobilidade devem fazer sua matrícula no período de ajuste sob orientação da coordenação.

- A matrícula na disciplina de Monografia 2 deverá ser feita somente após o aceite do orientador. Alunos cujos orientadores são de outros Institutos (outras Unidades) deverão se matricular na turma Coordenação.

- Ao solicitarem matrícula em disciplinas de outro curso, não esqueçam de verificar se são equivalentes às do curso de Relações Internacionais, disciplinas cursadas em OUTRO CURSO que NÃO TIVEREM EQUIVALÊNCIA, contarão apenas como DISCIPLINA FACULTATIVA, SEM CARGA HORÁRIA NO HISTÓRICO (podendo ser utilizada somente para a carga horária das Atividades Complementares).  Neste 2º Ciclo, a disciplina GRI030 - Relações Econômicas Internacionais II será ofertada somente no Curso de Ecoonomia, portanto,  a matrícula terá que ser solicitada como disciplina de outro curso.

Planos de Ensino

- Os Planos de Ensino de todas as disciplinas ofertadas nas AARE estão abaixo, em anexo, para consulta dos alunos.