Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Uberlândia – ref. junho de 2022

Publicado: 10/08/2022 - 18:14
Última modificação: 16/09/2022 - 08:38

No Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Uberlândia (RGInt de Uberlândia – que congrega 24 municípios) de junho de 2022, é visto que as exportações no primeiro semestre de 2022 (US$ 1,53 bilhão, R$ 7,67 bilhões), apresentou crescimento de 52,49% das receitas em dólares comparado ao mesmo período de 2021, e corresponderam a 13,36% do PIB anual da RGInt. Para as quantidades exportadas (1,84 milhão de toneladas), essas foram 15,50% superiores às negociadas no primeiro semestre de 2021.

No primeiro semestre de 2022, tanto o valor (nominal) quanto a quantidade vendida ao exterior foram superiores aos exibidos em toda a série história (desde 1997). O período também foi marcado pela forte elevação dos preços dos produtos vendidos (31,39%).

Gráfico 1 – Exportações da Região Intermediária de Uberlândia (Valor em US$ milhões e Quantidade em mil toneladas) – 1º semestres dos anos de 2012 a 2022

Fonte: BRASIL. Ministério da Economia. Elaboração: CEPES/IERI/UFU.

Dos vinte e quatro municípios que compõem a Região, Uberlândia (US$ 749,89 milhões), Araguari (US$ 516,17 milhões) e Ituiutaba (US$ 188,53 milhões), nessa ordem, foram os maiores exportadores, com destaque para os aumentos de Uberlândia (+44,23%), Araguari (+56,85%) e Ituiutaba (+118,91%).

Dentre os produtos que puxaram a elevação do valor exportado no 1ºS de 2022, destaca-se, preponderantemente, a Soja (+49,49%). Mas, também, foram importantes os aumentos nas receitas com Carne Bovina Congelada (+90,13%), Farelo de Soja (+83,85%) e Café (+60,77%).

Destaca-se, também, que no 1ºS de 2022 a Soja, a Carne Bovina Congelada, o Café e o Açúcar apresentaram os maiores valores (US$) exportados das suas respectivas séries (desde 1997), ainda que em quantidade as vendas de Soja e Café não foram recordes.

Tabela 1 – Valores (US$ milhões) dos principais produtos exportados pela Região Intermediária de Uberlândia no 1ºS de 2021 e 2022

Fonte: BRASIL. Ministério da Economia. Elaboração: CEPES/IERI/UFU.

Dentre os 100 diferentes países de destino das exportações da RGInt no 1ºS de 2022, a China continuou sendo a maior compradora (64,14%), e, também, foi o principal vetor de expansão do valor exportado (+69,84%).

Tabela 8 – Principais destinos das exportações da Região Intermediária de Uberlândia no 1ºS de 2021 e 2022 (US$ milhões)

Fonte: BRASIL. Ministério da Economia. Elaboração: CEPES/IERI/UFU.

Destarte, mesmo num cenário econômico desfavorável, a RGInt de Uberlândia apresentou expansão das exportações no 1ºS de 2022, que esteve relacionada, principalmente, às vendas de Soja e de Carne Bovina para a China, que estão ligadas a alguns fatores:

• À forte elevação dos preços desses produtos, conexa aos problemas de oferta mundiais.
  • A expansão das vendas de Soja para a China também está relacionada à queda das exportações desse produto pelos EUA (principal concorrente), às melhores condições climáticas da Região em relação ao Brasil e América do Sul (Argentina, principalmente) e às restrições quanto às exportações de óleos vegetais impostas a alguns países.
  • Quanto à Carne Bovina, a elevação das vendas externas dessa está ligada às boas condições de produção e expansão das compras chinesas (também pela ainda recuperação do seu rebanho de suínos), ainda que com elevação dos custos e aumento das exportações dos concorrentes EUA.

Veja também o vídeo de divulgação do Boletim aqui!

Henrique Ferreira de Souza

Doutor em Economia e Economista/Pesquisador do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (CEPES)

Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI)

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)