Acontece

Boletim Dados Populacionais - ref. dezembro 2021

por Henrique
Publicado: 15/06/2022 - 08:30
Última modificação: 15/06/2022 - 10:51

O presente BOLETIM DE DADOS POPULACIONAIS: estimativas populacionais no ano de 2021 para os municípios componentes das Regiões Geográficas Intermediárias de Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas atualiza informações sobre as populações residentes nos municípios que integram estas três importantes regiões do Estado de Minas Gerais, que integram a conhecida região do Triângulo Mineiro, considerando os anos censitários de 2000 e 2010 e as estimativas populacionais para cada município, calculadas para o ano de 2021. Além do volume total de residentes em cada município, o Boletim apresenta as informações por faixas populacionais de tamanho destacando, para cada município as variações absolutas e relativas, por período decenal. Se relaciona também, as taxas de crescimento anual, considerando, inclusive, as taxas das estimativas populacionais para o período 2010/2021.

Aqui, se faz também importante considerar que as estimativas para 2021 não substituem as informações que devam ser obtidas quando for realizado o Censo Demográfico, previsto para 2021, mas que foi novamente adiado para 2022, devido à falta de recursos orçamentários suficientes. Nesses termos, se frisa que as estimativas populacionais dependem de informações censitárias atualizadas, tendo em vista que estas trazem detalhes sobre a situação de domicílio, sexo, idade, composição familiar, fecundidade, migração, educação e trabalho, mortalidade, entre outras variáveis que são fundamentais para entender os fatos e permitir o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas.

Este boletim integra o conjunto de trabalhos acadêmicos realizados no âmbito do Programa Voluntário de Iniciação Científica, no ano de 2021 (ICVCEPES 2021) executado no CEPES, dentro da linha de pesquisa Demografia, intitulado Pesquisa e Análise/Avaliação Demográfica para o município polo de Uberlândia, Região Geográfica Intermediária de Uberlândia e demais municípios brasileiros.